Relacionados

O Governo também recomenda: andem subam escadas, mexam-se

Em cada quatro portugueses, apenas um cumpre o mínimo essencial de 20 a 25 minutos de atividade física diária. É um dado que faz disparar campainhas d alarme também no plano da decisão política.
É esta realidade o que levou à prioridade para o Programa Nacional para Promoção da Atividade Física, liderado por uma equipa que, para o desenvolver, propôs a formação de uma comissão interministerial com o encargo de dinamizar, com eficácia, de modo intersetorial boas práticas de exercício físico, portanto, de mais qualidade de vida.
A equipa intersetorial envolve seis secretarias de estado, tendo como base os ministérios da Saúde, da Educação, da Ciência. e do Trabalho. O objetivo vital de generalizar a prática de atividade física não implica que as pessoas passem a fazer desporto. O essencial é que cada pessoa tenha atividade física regular, diária. Pode ser o mais simples para a maioria, que é o caminhar: andar a pé. Por exemplo, adotar a prática de reuniões em caminhada. Há que mudar pequenos comportamentos para ser conseguida melhor qualidade de vida. Pode ser o passar a dedicar um pouco mais de tempo a passear o cão. Ou, como recomendam membros da comissão interministerial, subir as escadas em vez de usar sempre o elevador ou caminhar mais a caminho do trabalho.
O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, em entrevista ao JZ, nota as boas práticas que estão a crescer em diferentes empresas e locais de trabalho. Também refere grande empenho dos diferentes ministérios para promover a prática da atividade física “um bocadinho em todo o lado”.

A ambição essencial de população mais ativa, cultivando estilos de vida saudável, portanto, mais qualidade de vida, passa por semear a partir de muito novo. Por isso, tal como foi anunciado na apresentação, no Padrão dos Descobrimentos, neste 20 de abril d 2018, do relatório anual do Programa Nacional para Promoção da Atividade Física, uma das prioridades de ação é a de introduzir a prática de exercício físico logo nos primeiros 10 anos de vida. Criar bons hábitos, logo a partir do pré-escolar.

 

Mais Artigos

Scroll to Top