barracores

Está a chegar o autocarro humano que leva as crianças a pé para a escola

O autocarro humano propõe o envolvimento ativo da comunidade escolar para que as crianças que moram perto possam fazer o trajeto casa-escola a pé. O 'Projeto SigAPÉ – o Pedibus nos bairros históricos de Lisboa' está a convidar voluntários para as primeiras rotas no bairro da Graça, em Lisboa.

Partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

O autocarro humano propõe o envolvimento ativo da comunidade escolar para que as crianças que moram perto possam fazer o trajeto casa-escola a pé.

A ideia é muito simples: as crianças deslocam-se em grupo e a pé para a escola, com percursos e horários pré-definidos, acompanhadas por um ou dois adultos. O percurso inclui vários pontos de encontro, ou ‘paragens’, de modo a passar perto das casas das crianças.

O ‘Projeto SigAPÉ – o Pedibus nos bairros históricos de Lisboa’ é coordenado pela APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil. Inclui como parceiros o Coletivo ZEBRA, a ACA-M, o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, a Voz do Operário e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. O projeto é realizado com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa através do Programa BIP/ZIP 2017.

Vídeo Coletivo ZEBRA gravado em 2018. Sandra Nascimento, presidente da APSI, durante uma atividade do projeto SigAPÉ, entrevistada por Francisco Sena Santos.

Tópicos

© Coletivo Zebra All rights reserved