“O plano de ação da OMS para a Atividade Física (GAPPA) põe o andar a pé no topo lista e isso é uma oportunidade fantástica”, satisfação de Brownen Thornton, Diretora de Desenvolvimento de Políticas, Projetos e Parcerias na Walk21, influente e prestigiada ONG que se dedica a promover mais e melhor andar a pé e a fazer do caminhar uma parte estimulante das deslocações diárias, do divertimento e da boa saúde.
Brownen Thornton viajou a Lisboa para o lançamento do GAPPA e, após um primeiro passeio pela Baixa lisboeta, ficou entusiasmada com o modo como a cidade “tem uma estratégia e está a desenvolver infraestruturas para dar prioridade a quem anda a pé”. Brownen destaca “o cuidado necessário com as travessias nos cruzamentos de ruas e com todo o espaço público de modo a que todas as pessoas que andam a pá se sintam seguras e confortáveis”. Insistiu que “é disso que precisamos, é também isso um dos objetivos da Walk21”. Esta especialista nota a importância de “conjugar e harmonizar a relação entre a casa das pessoas e o trânsito nas ruas e distribuir as paragens de transportes públicos de modo a que as pessoas andem sempre um saudável percurso a pé”.
“A pressão do tempo que tende a ser sempre escasso é um adversário do andar a pé”, reconhece Brownen, que não se cansa de repetir a “importância do andar a pé para o bem-estar de cada pessoa”.
Para conhecer a Walk21, avançar por aqui: https://www.walk21.com/