barracores

Dar corda aos ténis todas as semanas na USF Carcavelos

Partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Entrevista JZ à equipa de profissionais de saúde que ativam a caminhada semanal em Carcavelos

A médica Catarina Catroga contagiou entusiasmo e ação a toda a equipa, com 13 pessoas, entre corpo clínico, de enfermagem e auxiliar, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Carcavelos: desde 20 de setembro de 2017, todas as semanas, sem pausas, conduzem grupos de utentes em caminhadas com o lema “Dar corda aos ténis”.
O ponto de encontro é à porta da USF, junto à estação de comboiois de Carcavelos. As caminhadas têm dois dias de horário fixo em cada semana: às segundas e quartas-feiras ao fim da tarde. O horário aponta encontro às seis e um quarto da tarde. Mas todos sabem que é às seis e meia que tudo começa mesmo para todos.
Tudo decorre com rigor e alegria, com participantes maioritariamente mulheres, de todas as gerações. Primeiro, 10 minutos de aquecimento. Depois, caminham pelos 650 metros de passeio largo com árvores da avenida Jorge V, em direção ao paredão da praia de Carcavelos. Avançam até ao forte de São Julião da Barra, fazem uma pausa, serve para avaliação, a equipa da USF está sempre atenta a cada participante, depois regressam à base da USF. Em média, cada caminhada “Dar corda aos ténis” ocupa uns 45 minutos. Cada sessão fecha com exercícios de alongamentos.
O entusiasmo de todos é bem evidente.

Tópicos

© Coletivo Zebra All rights reserved