Para que cada pessoa sinta mais bem- estar, é recomendado caminhar junto à costa, também nos areais e, por exemplo, cultivar a observação de aves. Tudo assenta no princípio de que caminhar, mesmo que ao vento, faz bem.
A atividade física já fazia parte da prescrição naqueles centros de saúde. O acrescento, agora é: não basta fazer exercício, faça-o fora de portas, é melhor do que estar fechado entre as paredes de um ginásio.
O NHS [National Health Service] Shetland’s Board, como autoridade de saúde do arquipélago, já aprovou o conjunto de “nature prescriptions”, com recomendação geral para pacientes com stress, ansiedades, problemas cardiovasculares e diabetes.
Uma parceria entre o NHS e a Royal Society for the Protection of Birds levou à produção de folhetos com percursos na natureza recomendados para a observação de aves e de plantas.
A médica Chloe Evans, coordenadora de um dos ramos deste programa “Nature your Soul”, destaca, em entrevista ao The Guardian, a importância de” as pessoas se envolverem ativamente na procura da boa condição física e mental”, com a atividade física a ter papel complementar da medicação.
Ao ar livre, caminhar em liberdade.