Numa amena manhã de domingo, dezenas de participantes no European Forum for Primary Care/ Conference Porto 2017, profissionais de saúde, maioritariamente médicos e enfermeiros dedicados aos cuidados primários, vindos de tantos lugares do mundo, juntaram-se junto ao portão do Palácio de Cristal, no Porto. Na noite anterior, tinham participado, numa sala do Teatro Rivoli, num debate pré-conferência EFPC17, sob o tema da “felicidade”.
Este debate sobre a “felicidade” continuou na manhã seguinte, bem pela fresquinha, em formato de “walking meeting”.
Os participantes agruparam-se em núcleos de seis a oito pessoas e, enquanto caminhavam pelos magníficos jardins do Palácio de Cristal, com sumptuosa vista sobre o Douro, aprofundaram a troca de ideias sobre o tema central – a felicidade.
À partida, por volta das 9 e meia da manhã, até havia quem duvidasse da eficácia da ideia de “walking meeting”, poderia ser “uma coisa estúpida”.
Por volta das 11 da manhã, quando a caminhada terminou e todos se juntaram para uma avaliação, quem mais duvidava foi quem abriu os aplausos de satisfação, que o grupo corroborou com entusiasmo. Comentou-se a facilidade com que a conversa se desenrolou. E como foi diferente falar sobre felicidade enquanto se caminhava. Um novo formato, novas ideias, a conversa mais à solta, mesmo entre pessoas que se tinham acabado de conhecer.